domingo, 31 de maio de 2009

A influência da Bauhaus na arquitectura e no Design em França na década de 60

Na aula de história da teoria do design vimos um filme (“Play Time”) em que se nota a arquitectura e o design em França nas décadas de 50/60. Em seguida teríamos que realizar um trabalho que revelasse a influência da Bauhaus na arquitectura e Design Francês na década de 60.
No séc XIX surge a arquitectura moderna com edifícios de estrutura metálica e o aparecimento do cimento armado que possibilitaram o surgimento dos primeiros arranha-céus nos E.U.A. Contudo foi no séc XX que foi possível fazer novas experiências, devido a um melhor entendimento do ferro, aço, vidro, alumínio e principalmente betão, que caracterizam a arquitectura deste século.
No séc XX houve necessidade de reconstruir cidades, alojar os cidadãos através de novas soluções urbanísticas. Isto devido às exigências da sociedade industrial, crescimento urbano, destruição causada pela 1ª guerra mundial. A arquitectura burguesa tradicional tornou-se desadquada em relação a esta nova realidade e passou a haver um novo tipo de construção simples e barata e com condições de habitabilidade.
Devido a esta nova realidade aparecem certas características da arquitectura e do design na Bauhaus que posteriormente apareceram também em França nas décadas de 50/60, tais como:
• Relação intima entre a arquitectura e o urbanismo
• Presença notória de arranha-céus
• Reacção ao passado (eliminação das formas naturais e tudo o que se opunha à arte pura
• Volumes simples, formas geometrizadas: predomínio de linhas rectas e sólidos geométricos
• Eliminação da decoração (paredes lisas quase sempre brancas)
• Coberturas planas geralmente transformadas em terraços
• Janelas amplas em fita ou fachadas cortina em vidro fazendo com que existam transparências que permitem entrada de luz natural(consegue-se ver de dentro para fora bem como de fora para dentro)
• Portas igualmente em vidro que reflectem no vidro a paisagem exterior (no caso do filme há uma porta que reflecte a torre Eiffel)
• Pilotis- pilares que elevam o edifício para dar a ideia que este está suspenso
• Utilização de novos materiais pré-fabricados: ferro, betão, vidro
• Plantas livres- abertura dos espaços interiores
• Interligação com artes menores (aplicadas):escultura, cerâmica, tecelagem...
• Nos interiores: elevadores com portas deslizantes, preocupações geométricas, ex: no filme aparece um escritório em que os gabinetes têm todos forma cúbica e estão dispostos simetricamente) espaços comerciais com escadas rolantes
• Equipamentos: todos com preocupações funcionais sem esquecer o seu lado estético.
• Iluminação permite homogeneidade nos espaço para o exterior

Concluindo:
Pretendia-se que a arquitectura fosse racional, prática, limpa, social. Os volumes dos edifícios eram simples, sem ornamentos. A estruturas metálicas permitem a abertura nas fachadas em betão com grandes janelas em vidro com caxilharia em aço.
O vidro é utilizado formando uma protecção transparente que pressupõem a interpenetração entre o interior e o exterior. As janelas de vidro revelam a estrutura de aço delineada em toda a sua transparência pela grelha de ferro da estrutura exterior.
Em relação ao design, os objectos utilizados eram de uso comum, embora houvesse uma preocupação estética tornando-os em obras de arte. A Bauhaus foi uma escola com estilo próprio que demonstrou que o desenho de um objecto podia ser artístico e industrial simultaneamente (desde que houvesse ligação entre a forma e a função).

1 comentário:

  1. Vamos atualizar isso

    influencia nos anos 60.. ótimo e agora?
    como as teorias do deisgn influenciam o design contemporâneo??

    to esperando...

    ResponderEliminar