terça-feira, 19 de maio de 2009

El Lissitzky


1890-1941
Também conhecido como Lazar Markovitch Lissitzky é um artista, pintor, designer, fotógrafo, arquitecto e professor da Rússia pós-revolucionária e a sua obra é muito conhecida na Europa.
Fez parte da vanguarda russa e o seu trabalho influênciou a Bauhaus, o construtivismo,o De Stijl e o design de livros.
Lissitzky é considerado uma figura com reputação universal, mas para entendermos a sua obra não podemos deixar de referir o ambiente da revolução russa (reviravoltas e fé na transformação radical do mundo).
Em 1912 já fazia ilustrações de livros à maneira de Chagall. Em 1917 formou-se em arquitectura em Moscou.
O período que considerou o de maior actividade criativa foi entre 1919 e 1921, altura em que viveu em Vitebsk e atingiu a maturidade como arquitecto, tipografo e também nas exposições de design.
Lisssitzky conheceu Malevich em 1918 quando foi a Moscou para conhecer as obras dos suprematistas na 10ª Exposição Estatal do Suprematismo e da Arte Abstracta. Um ano depois foi convidado por Chagall para Vitebsk e ansiava encontrar Malevich (adorou a sua obra e a exposição vista anteriormente),porque sabia que ele lá estava.Em Vitebsk deu aulas no Atlier de Artes Gráficas, Impressão e Arquitetura do Colégio de Arte do Povo. Lissitsky era exigente com os seus alunos, visto que pretendia que eles aprendessem "os métodos e sistemas básicos da arquitetura e desenvolvenvolvessem a expressão gráfica e plástica dos seus projetos construtivos através do uso de modelos".
Os projetos “Proun” foram uma consequência do estudo do suprematismo, sendo desenvolvido no início com os métodos mencionados anteriormente.
Estes projectos têm a influência da obra de Malevich. É importante citar que Malevich se tornou director da escola Vitebsk sucedendo Chagall.
Inicialmente os “Prouns foram considerados pinturas, mas Lissitsky considerava-os como desenhos que faziam parte de um estágio que estaria entre a pintura e a arquitectura. Ele pretendia com eles que se estudassem relações :forma –material, cor-matéria e construção-matéria.

OBRA:
Design de livros: Tipografia















“About 2 Squares” é um livro pequeno com imagens para crianças e é uma das obras que demonstra melhor o Comunismo revolucionário e a arte moderna.

0 comentários:

Enviar um comentário